SOL E PLUTÃO EM AQUÁRIO


Se você acreditar em dias mágicos, aposte no dia 20 de janeiro. Plutão e Sol ingressam em Aquário e trazem um sopro novo para o céu que apresenta em equilíbrio, muitos planetas em Capricórnio.

Janeiro e fevereiro de 2024 fazem a ponte da energia sólida de Capricórnio para a leveza (ou a fúria) dos ares de Aquário. Temo que Plutão em Aquário torne os eventos climáticos ainda mais violentos, mas é uma possibilidade de tradução. Do mesmo modo, se a necessidade se fizer urgente, espero que as cidades se preparem para isso. Oremos.

“A qualquer momento, temos duas opções: avançar para o crescimento ou recuar para a segurança.” – Abraham Maslow

A frase acima é a que mais faz sentido com essa passagem de Capricórnio para Aquário, falando aqui no nível individual. Retroceder, acomodar, ficar na zona de conforto, investir no que já é conhecido? Ou abrir portas e janelas para que chegue o novo, o movimento da vida, a transformação inevitável.

Nós precisamos crescer. A semente tem como propósito tornar-se vida e oferecer-se à vida na forma da árvore acolhedora com sua sombra ou do fruto saboroso que cai do pé quando está maduro. E tudo recomeça. Temos muitas oportunidades na vida. Se você perdeu algumas, não tem problema.

O próximo dia 20 é um dia mágico e esperamos que os ventos aquarianos possam tocar o coração de todos, mesmo aqueles que se mostraram insensíveis e presos a um passado que não ensina mais nada de bom.

“Mudança é uma lei da vida.” J.F. Kennedy James Hillman, psicólogo americano, dizia que todo sofrimento humano poderia ser resumido à dificuldade de aceitar que a vida é em essência a substituição do velho pelo novo. Acredito que ele possa ter registrado no consultório os dilemas:

– por que meu marido mudou tanto?

– não quero mais ser o mesmo, mas minha família não me aceitará!

– estou esgotado de fazer sempre a mesma coisa e não sei como mudar! – recebi um convite para uma nova empresa e cidade e estou com medo!

– meus filhos estão infantilizados; quando será que eles vão crescer?

– quando poderei realmente fazer o que gosto?

– engravido, congelo óvulos para o futuro ou esqueço de vez?

A transformação aquariana tem uma dimensão maior, mas, lembrando que Mercúrio é a oitava inferior de Urano (no sentido positivo), podemos fazer revoluções diárias no nosso cotidiano.

Tire o glúten e diminua a carne vermelha. Bloqueie o açúcar e gaste mais tempo caminhando. Seu humor vai melhorar e talvez se anime para aquele ano sabático, para o novo curso ou para a casa de praia…

Aquário é elemento ar. Terapias que exercitam uma respiração mais profunda ou se determinar a subir a montanha (Capricórnio) para respirar um ar mais puro (Aquário), sentindo o frescor do vento no rosto.