Luas de fogo

Sol e Lua na Astrologia

Lua em Áries, Lua em Leão e Lua em Sagitário

Lua em Áries, Lua em Leão e Lua em Sagitário: para quem tem envolvimento constante com a Astrologia, sabe que muitas pessoas dizem abertamente que adorariam ter nascido arianas, leoninas ou sagitarianas. Porque elas acreditam que o Sol do mapa astral colocado num signo do elemento fogo tem maiores chances de realização no mundo material. O que um astrólogo experiente pode dizer é que “em teoria”, pelo menos, parece ser um bom início porque existe harmonia entre a “natureza” do Sol e os signos de fogo. Ponto final. Por outro lado, as exigências sobre si mesmo são tão grandes, que não é raro encontrar alguém nascido com Sol no elemento fogo cabisbaixo porque não atendeu às próprias expectativas.

O Sol é o ego, o eu consciente, a noção de identidade e a energia Yang. A Astrologia Mitológica normalmente analisa o Sol e suas descobertas ao longo da vida. O signo solar se confrontará com seus desafios. Escorpião pode se confrontar com o lado mais sombrio da vida através de uma perda brusca. Câncer pode se confrontar com uma estrutura familiar sufocante e fugir buscando o seu lugar no mundo. Áries pode ser colocado em um lugar de liderança e se perceber à frente de causas que não são suas. Enfim, a postagem não é sobre Astrologia Mitológica. Leão pode se descobrir à frente de uma empresa familiar, engessado, tentando evitar que a empresa quebre e sacrificando sua vida pessoal pelo interesse de todos. Um desafio a cada dia!

O que importa saber é que o Sol no elemento fogo não garante nada porque nenhum posicionamento astrológico por si só garante sucesso. Mas, em teoria, pelo menos, existe uma harmonia entre Sol e a natureza do elemento fogo, o que gera deduções apressadas.

A postagem é sobre as três luas de fogo, porque na Astrologia Tradicional, não é boa combinação. A Lua, receptiva, feminina e Yin “estaria” – no condicional – mais confortável em signos do elemento água ou, exaltada em Touro, conjugando sua essência com a energia de Vênus, amorosa e fértil. Vamos ainda nos deter sobre a diferença entre Sol e Lua:

Sol: senso de identidade, qualidades que nos envaidecem, o que toca o coração e motiva, vitalidade, orgulho de si mesmo, reconhecimento, propósito de vida, lições e objetivos do presente e do futuro. Desenvolvimento pessoal. Expansão do “ego” para se tornar o “self” na linguagem da Psicologia Junguiana. MAS, a princípio, o “ego consciente”. Vontade.

Lua: emoções, sentimentos, intuição, passado, nutrição emocional, hábitos, reações condicionadas. Segurança emocional, relações íntimas, expressão espontânea. Necessidade de proteção. Necessidade de proteger e ser protegido (a). Conforto da alma. Influências da infância. Âncora. Relação com a figura da mãe ou outros parentes que tenham representado esse papel.

Não vou explorar aqui que O Sol (Yang) pode estar num signo Yin mas, a Lua no elemento fogo, está em signos Yang e por isso se manifesta através da ação, movimento para cima, para o alto, para a frente!

Melhor mergulhar nas luas de fogo com o cuidado de não nos queimarmos com suas ardentes manifestações. Todas as luas no elemento fogo podem pecar por serem exageradas, barulhentas, eufóricas, vibrantes demais, polianas, arrogantes, donas da verdade, raivosas, impulsivas e competitivas. Mas, a postagem não quer abordar o lado negativo. Vamos lá:

LUA EM ÁRIES: Forte, feroz, vaidosa, corajosa, empreendedora, ágil e com grande capacidade de liderança. Pioneira, original, independente, arrojada. Pode ser impaciente com quem não tem o seu ritmo. Reage de uma maneira inflamada, sendo sincera e tendo dificuldade com protocolos a seguir. São pessoas autossuficientes. Podem ter dificuldades em suportar que outros se mostrem fracos ou queiram caminhar para trás. É uma lua de esportistas e empreendedores, pois o desejo mais profundo é marcar sua passagem pela vida de maneira vigorosa e brilhante.

É a Lua de Angelina Jolie, Rihanna, Steve Jobs e Bill Gates, Selena Gomez, Joaquin Phoenix e Celine Dion. Parei por aqui na pesquisa porque dá um tiquinho de inveja…Mas, enfim, uma lua “inflamada” positivamente e que busca lutar (isso mesmo) e se projetar à frente, uma lua yang. Tenho uma cliente Sol em Touro e Lua em Áries. É uma guerreira, embora tenha qualidades taurinas de docilidade e gosto pela natureza. Tem várias habilidades manuais – muitas -, mas o contato com ela é sempre “quente”, pois vive entusiasmada e apaixonada por cada aventura que se inicia em sua vida, seja um novo relacionamento, um curso, uma viagem ou uma mudança de residência. Não tem nada de lenta ou medrosa sobre as mudanças da vida.

Como a Lua em Sagitário, alguém que pode motivar o resto do mundo, contagiando com sua energia positiva. A Lua em Leão também orienta positivamente e empurra as pessoas para cima, mas, de modo mais “educado”, como convém a uma “royal moon”. A energia do elemento fogo é contagiante e se você vir uma criança pulando e gritando com os pais, entusiasmada para andar num brinquedo novo no parque, acredite que ela tem a Lua em Áries. Seu lema é: “Vamos!” É o capitão do barco, o comandante, o herói que muitas vezes marca a consulta comigo para descobrir o que foi que ele topou profissionalmente. Recebeu um convite e disse sim, mas passa por aqui primeiro porque não tem muita noção do que foi que assumiu…apenas se entusiasmou e já se comprometeu com medo de perder a chance.

LUA EM LEÃO: Talvez fosse melhor dizer a “Lua Rainha”. Majestosa, suntuosa, sofisticada, leal, alegre, mandona (como todas as luas em fogo). Posuda, cheia de charme, consciente do seu poder de sedução. Curiosamente, é generosa com os filhos e com todos os que possa chamar de filhos, amigos ou súditos. Reage mal às críticas das pessoas porque tenta fazer sempre o melhor e, sobretudo, SER O MELHOR. Foco no momento presente e atenção aos mínimos detalhes de tudo o que realiza. Mais metódica do que a Lua em Áries, mais atenta ao que acontece e ao modo como reage, sendo capaz de se calar se for necessário.

É possível que tenha um sentimento natural de ser superior aos outros. É a posição da Lua de Elizabeth II, a rainha inglesa mãe de Charles…É a lua de: Julia Roberts, Gandhi, Clint Eastwood, Tom Cruise, Tom Hanks, David Bowie, Cristiano Ronaldo e Príncipe Louis de Wales, filho caçula de Kate Middleton e em princípio, sem chances de tornar-se rei porque é o terceiro na linha de sucessão, mas, nascido em 2018, o pequeno taurino rouba todas as cenas da royal family por onde ela passa.

A Lua em Leão é mais contida, consciente da necessidade de protocolos, já que o rei ou a rainha não podem perder a pose. E, como palavra de rei não volta atrás, não podem se colocar de maneira impulsiva porque não poderão deixar de cumprir o que prometeram. Tenho uma cliente nascida Sol em Virgem com Lua em Leão na casa 6. Vive realmente para o seu trabalho e depois alguns anos montou sua própria empresa dentro de um segmento bem leonino: produtos de estética.

Lua vigorosa, sempre bonita, sempre arrumada e gostando do que é caro e extremamente sofisticado, embora seja também a lua dos pediatras, pedagogos e pessoas que amam crianças. Tenho outra cliente Sol e Lua em Leão que vive (ao pé da letra) para os três filhos e agora cinco netos. Lua de artistas, mais reservada, porém contente, feliz e vaidosa de si mesma!

LUA EM SAGITÁRIO: Otimista, arrojada, corajosa, muuuuito curiosa, investigativa, sincera, natural, ágil, filosófica, ambiciosa (como em Áries e Leão também). A Lua em Áries e em Sagitário vieram para expandir, ganhar terreno, o que é muito “yang” como postura de vida. A Lua em Leão fica sentadinha no trono. Dinâmica como Áries, exagerada, preocupada com o crescimento intelectual, financeiro e pessoal, gostando de esportes (como a Lua em Áries), viagens de aventura, primando pelo bom humor, mas tendo também um sentido de “ética” muito forte.

Curiosa, critica e pune, mas em seguida absolve, perdoa e esquece. Tendência a liderar no campo da educação ou espiritualidade. Pode tornar-se muito presa às suas ideias e ter dificuldades em aceitar que outros pensem de um modo diferente. Está anos à frente. Áries está focada no presente e futuro. Leão no momento presente, aqui e agora. Sagitário anos luz à frente. Como as outras duas luas em fogo, não admite derrotas e não se curva, mantendo uma postura sempre muito positiva diante da vida. Deu errado, tente de novo. Porque, com a certeza sagitariana, na próxima você acerta!

A Lua em Sagitário pode querer se retirar para o campo para uma vida mais próxima da natureza. A Lua em Leão precisa de muito conforto e talvez algum luxo, mas, Sagitário quer uma casa grande e um grande quintal. A Lua em Áries pode passar a vida viajando e buscando o seu lugar no mundo. Das três luas em fogo, a Lua em Sagitário é a que mais se envolve com problemas de comunicação, defendendo a Verdade o tempo todo. É fantástico ver essas pessoas numa palestra ou aula, falando sobre os temas que realmente dominam.

É a Lua de Oprah Winfrey, Yoko Ono e Krishnamurti. Muitos de meus clientes com Lua em Sagitário são professores universitários que fizeram (ou estão fazendo) Doutorado fora do país. Ou pessoas que se dedicam a um caminho espiritual com todo o compromisso do mundo. A posição da Lua nos mapas de Nietzsche, Einstein, Mozart, Beethoven, Van Gogh, Picasso, a cantora Adele (britânica que mudou para Los Angeles), Jeff Bezos (Amazon) e Al Pacino…e muitos outros.

Leia a Lua em Áries em conjugação com o planeta Marte

Leia a Lua em Leão em conjugação com o Sol

Leia a Lua em Sagitário em conjugação com o planeta Júpiter

*dependendo das configurações do mapa astral, o brilho e a expressão da Lua pode ser modificada em relação ao que escrevi

Com certeza, muitas coisas deixei de dizer, mas é somente um post e não um seminário de Astrologia about Moon Sign.

*texto SEM edição ou seja, sem correção